A famosa - e polêmica - pose do sapinho

Olá!

Sabemos que a preocupação com a segurança e com o conforto do recém-nascido na fotografia newborn é primordial. Um bom fotógrafo é aquele que tem consciência disso e garante o bem-estar do bebê durante toda a sessão: manuseando-o com cuidado e delicadeza, e posicionando-o da maneira mais confortável e segura possível, em todos os momentos. 

Existem inúmeras poses para fotografarmos o bebê, mas nenhuma é tão desejada quanto a 'pose do sapinho' - aquele em que o bebê fica deitado de barriga para baixo, com os cotovelos dobrados, apoiando a cabeça com as mãos.

Essa fotografia geralmente é feita em duas etapas, da seguinte forma:

Antes de tudo, é necessário que tenhamos um ajudante - uma pessoa que irá auxiliar o fotógrafo com essa posição do bebê. E pode até ser um dos pais, sem problema nenhum.
Na primeira etapa, o fotógrafo posicionará o bebê de barriga para baixo e o colocará na posição, com os cotovelos dobrados, e os bracinhos apoiando a sua cabeça. O ajudante, então, irá 'segurar' os bracinhos do bebê unidos, para que eles não se abram com o peso da cabeça, impedindo que ela 'caia'. Aí é feita uma foto - mesmo que a mão do ajudante fique aparecendo.

A segunda etapa consiste no ajudante 'agarrar' delicadamente a cabeça do bebê, com uma das mãos. E, rapidamente, também é feita uma outra foto, mesmo que o braço do ajudante também esteja aparente.

A pose do sapinho é então finalizada no pós-produção. O fotógrafo pega as duas fotografias e as corta, literalmente, ao meio, juntando as duas partes em que a mão e o braço do ajudante não aparecem: a parte de cima da primeira foto e a parte de baixo da segunda foto. Aí ele alinha as duas metades, formando uma fotografia perfeita, em que o bebê aparece apoiando a cabecinha nas mãos, 'sozinho'. Resultando na famosa pose do sapinho.

Ok. Mas ela é polêmica por que, se quase todos os fotógrafos de newborn usam e abusam dela?

Porque ainda há quem diga que é possível sim fazer com que o bebê fique nessa posição sozinho, sem que ele corra qualquer risco, ao ser posicionado dessa forma, 'sem auxílio' de outra pessoa.

Mas, então, ela não é uma pose segura?

Ela é. Desde que seja feita com uma pessoa apoiando a cabeça do bebê. Acontece que a cabecinha dos recém-nascidos é a parte mais 'pesada' do corpo para eles. E eles não têm força para apoiar, nem mesmo 'segurar, a cabeça dessa forma, sozinhos.

Por isso, muitos profissionais são enfáticos ao afirmar que essa pose só é totalmente segura para o bebê quando feita com auxílio das mãos de um ajudante. Justamente pelo motivo exposto acima: a cabeça do bebê é pesada demais para um recém-nascido, que não possui força alguma para suporta-la naturalmente, nessa fase da vida.

Então, papais e mamães, vocês já sabem: pose do sapinho, só com dois apoios - os bracinhos do bebê e a mão de um ajudante, que será 'apagada' depois.

Até breve!








Comentários

Postagens mais visitadas