Shantala - um calmante perfeito para as sessões newborn

Você sabia que a shantala é uma massagem milenar indiana descoberta por um médico ginecologista obstetra francês?

No final da década de 1970, o Dr. Frédérick Leboyer estava de passagem pela Índia quando se deparou com a cena de uma mulher numa calçada pública massageando seu bebê.

O nome da mulher era Shantala. Ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá. Dizem que o médico ficou maravilhado com a cena de amor e carinho entre mãe e bebê e pediu para fotografá-la.

Ele observou que o ambiente era completamente hostil, mas a mágica da massagem da mãe hindu, com seus movimentos lentos e harmônicos, fazia com que aquele local fosse transformado, e o bebê transparecesse alheio a tudo e a todos, em um estado pleno de equilíbrio mental-físico-emocional. Na visão de Leboyer, o bebê estava transbordando tranquilidade e sensação de relaxamento.

O médico francês também é conhecido pelo 'método Leboyer' ou 'parto sem violência', uma opção humanizada que tem como objetivo fazer da experiência do nascimento um ato sem traumas ao bebê. Laboyer tinha consciência do sofrimento experimentado pelas crianças no momento do nascimento. Leia mais em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/06/01/Quem-foi-Frédérick-Leboyer-o-médico-que-mudou-a-forma-como-partos-são-feitos



Assista esse vídeo da Revista Crescer que apresenta os movimentos utilizados durante a shantala:

Comentários

Postagens mais visitadas