Papais, fiquem de olho: dez dicas para o ensaio fotográfico do seu recém-nascido transcorrer da melhor forma.


1. Higiene do local: é importante ficar de olho na limpeza do estúdio. Se todo o material foi devidamente higienizado e não apresneta mau cheio ou perfume demais (que pode causar alergias ao recém-nascido).
2. Higiene do fotógrafo: além do ambiente, o fotógrafo deve estar com roupas limpas, sem vestígios de secreção ou sujeiras de qualquer espécie: roupas e mãos limpas, nenhum resfriado, pois a menor presença de qualquer tipo de vírus ou bactéria, micróbios, podem ser bastante prejudiciais ao bebê.
3. Higiene dos acessórios: todos os acessórios - puffs, cestos, mantas, wraps, headbands e afins - devem estar perfeitamente higienizados e esterilizados. Os mesmos também não devem apresentar aromas perfumados.
4. Aquecimento: bebês recém-nascidos sentem muito frio nos seus primeiros dias de vida, por isso é importante que o fotógrafo mantenha o ambiente aquecido, uma vez que, em quase todo o ensaio, o bebê estará sem roupas.
5. Segurança: o fotógrafo deve estar extremamente atento à segurança do recém-nascido, e permanecer ao lado dele, durante todo o tempo. Segurança ao manusear o bebê, ao enrola-lo nas mantas e wraps, com o posicionamento dele para a foto e com o local onde ele será colocado para as fotografias. Tudo deve ser feito com total segurança para o bebê.
6. Tranquilidade: o fotógrafo deve transparecer calma e tranquilidade durante o ensaio, principalmente quando o recém-nascido estiver agitado. O nervosismo do fotógrafo pode afetar ainda mais o humor do bebê, fazendo com que todos no ambiente fiquem bastante nervosos e até irritados.
7Paciência: uma sessão de ensaio newborn é como uma caixinha de surpresas: pode ser que ela transcorra na maior calmaria, com o bebê dormindo do início ao fim da sessão, fazendo com que ela seja relativamente rápida. Como pode ser que ela leve muitas horas, com um bebê apresentando cólicas, ou algum outro desconforto, que o faz se agitar ou chorar na maior parte do tempo. Nesse momento, o fotógrafo deve ter a sensibilidade para tentar acalmar o bebê, para terminar o trabalho. Ou remanejar a sessão para outro dia. Devemos sempre respeitar o bebê e suas necessidades, antes de mais nada.
8. Pouco flash: Não que o flash não possa ser utilizado. Apenas que a luz natural não irá piscar diante do rosto de um bebê em sono profundo. Além do fato de que poderá tornar o registro mais bonito.
9. Roupas dos pais: É muito normal que, ao final da sessão, os pais fotografem junto com o seu tesouro. Por isso, lembre-se sempre de ir com roupas bonitas, em tons claros. Tanto papais quanto mamães. Para as mamães, também indico levar uma maquiagem na bolsa. Já que o pós parto, a nova rotina, a relativa mudança de hábitos, as poucas horas de sono, podem deixar a aparência com um ar de cansaço, uma certa palidez, inibindo uma mamãe de fazer um lindo registro com o seu bebê nos primeiros dias de vida.
10. O som ambiente: Muitos fotógrafos recorrem ao 'som do útero' para acalmar os bebês, durante uma sessão newborn. Ele se assemelha ao barulho de um aspirador de pó ou de um secador de cabelos. E, sim: funciona. Pois esse é exatamente o barulho proveniente do funcionamento dos órgãos internos da mãe, que o bebê escuta durante todo o tempo em que está lá dentro. E, como a barriga da mãe é o melhor lugar do mundo, nada é mais calmante do que reviver essa sensação.
Até breve!

Comentários

Postagens mais visitadas